terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrevista| Interview: Iris Palmeirim de Alfarra

ENGLISH VERSION AVAILABLE HERE


Iris Palmeirim de Alfarra estreou-se o ano passado na vertente literária com “Shinegow”, uma estória sobre três amigas que descobrem ser mais do que isso; juntas, irão embarcar numa aventura que as leva a um mundo mágico. Saiba mais sobre a autora e este livro nesta entrevista.

Olá, Iris! Podes fazer uma pequena apresentação sobre ti?
O meu nome é Iris Palmeirim de Alfarra, nasci em Braga a 30 de Abril de 1993. Com um ano de idade fui viver para Paris até completar 6 anos. De regresso a Portugal vivi 8 anos em Braga, onde comecei a dar asas à minha imaginação, desenvolvendo-a. Nunca fui muito boa aluna, sobretudo a Português! Odiava ler e dava (e ainda dou) imensos erros ao escrever. Contudo, aprendi que um livro é uma maneira de nos teletransportarmos para dentro de outro mundo e escrever é criar as nossas próprias aventuras à base da nossa imaginação. Adoro aventuras e imaginação. Logo, escrever tornou-se algo muito importante para mim.

Quando começaste a escrever?
Não me lembro de quando é que comecei a escrever histórias, mas este livro iniciou-se aos 15 anos, quando estava no 9º ano.

Ser escritora faz parte das tuas ambições?
Por muito estranho que pareça ser escritora nunca foi uma coisa que imaginei ser. Os meus pais são da área da saúde e eu sempre gostei muito mais de ciências do que português, por isso foi uma grande surpresa ter publicado este livro. Agora tenho a ambição que “Shinegow” se torne num livro conhecido. Este livro tem várias mensagens que gostaria de transmitir ao mundo inteiro!

Como nasceu “Shinegow”?
Comecei a escrever este livro a meio de uma aula, com mais duas amigas. Nessa altura estava no 9º ano e sonhava com super poderes/ser diferente. Foi então que me apercebi que se escrevesse poderia tornar todos os meus sonhos reais, poderia até fazer a gravidade desaparecer. Juntas, começámos a escrever a história e cada uma criou uma personagem que nos iria representar no livro. Eu criei a Jinny. Infelizmente, o entusiasmo das minhas parceiras pela escrita desvaneceu rapidamente, deixando-me sozinha mesmo no início deste projeto. No entanto, Shinegow já fazia parte da minha vida e foi nesse momento que decidi que, sozinha ou não, iria escrever o livro até ao fim e tentar publicá-lo.

Como se processou a procura pela editora ideal?
Relativamente à editora, procurei na internet, enviei uma sinopse da história a alguma editoras, e posteriormente o livro. Não sei se encontrei a “editora ideal”… mas o meu entusiasmo era tão grande que aceitei a proposta da Chiado Editora assim que a recebi. Não tinha, nem tenho, quaisquer contactos no mundo da escrita.

Que comentários recebes de quem lê o livro?
Os comentários que recebi dos leitores foram, todos eles, bastante bons (independentemente de serem pessoas que já me conheciam antes, ou não…)! Todas adoraram a história do livro, incentivando-me a escrever mais. A única coisa que lamento são alguns erros que estão presentes no livro, mas que tenciono eliminá-los na segunda edição.

Já estás a trabalhar no segundo volume? O que nos podes adiantar sobre o mesmo?
Sim. Já estou a escrever o segundo volume e prometo que este novo livro irá dar uma grande volta! Mas não vou adiantar nada, deixo apenas esta pergunta: Será Shinegow um mundo irreal?

Onde podem os leitores seguir o teu trabalho?
Os leitores que queiram seguir o meu trabalho podem segui-lo através da página do facebook: http://www.facebook.com/Shinegow. Podem pôr as suas questões que eu própria responderei. Estou também a fazer um site, mas ainda não está pronto. Entretanto, aqui fica o link para o Goodreads http://www.goodreads.com/book/show/13655613-shinegow.

Sem comentários:

Enviar um comentário