quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entrevista| Interview: KC Neal




“Pyxis” é o livro de estreia de K.C Neal e é já um verdadeiro sucesso. Leia esta curta entrevista para saber mais sobre esta obra e o que levou KC a tornar-se escritora.

Oi, KC! O que levou uma analista química e investigadora de biotecnologia a tornar-se escritora?
Escrevi bastante quando era criança e um adolescente, e Inglês era a minha disciplina favorita. Sempre quis escrever um romance, mas quando chegou a altura de ir para a faculdade, o meu lado prático sobrepôs-se e pensei “que diabos faria com uma licenciatura em Inglês”? Eu não queria ensinar Inglês. Então decidi licenciar-me em química. Só nos finais dos meus vinte anos voltei a escrever ficção.

Porque decidiu escrever um livro para jovens adultos (YA)?
Nunca esperei escrever YA. O primeiro romance (não publicado) que escrevi era ficção para mulheres - acho que se pode chamar isso - e foi estranho, porque nunca leio ficção para mulheres. Mas entretanto comecei a ler uma carrada de YA e, definitivamente, influenciou as minhas ideias para histórias. Li uma grande variedade de géneros, porém o meu favorito é ficção científica. Paranormal para jovens adultos é provavelmente o meu preferido a seguir.

Tem alguns autores favoritos? Acha que a inspiraram?
Sim, com certeza! Sou inspirada por Orson Scott Card, Robert Jordan, Stephen King, e um monte de autores "clássicos", como F Scott Fitzgerald e Charles Dickens.

Falemos sobre "Pyxis". Como foi escrevê-lo?
Bem, o primeiro rascunho foi ótimo de escrever - demorei apenas cerca de 6 semanas, fluiu-me. Contudo, a revisão foi dolorosa. Reescrevi provavelmente cerca de 80% do livro, o que levou cerca de 3 meses. Hmm, acho que nada disso foi fácil! Acho que é difícil criar personagens interessantes, fáceis de gostar, com falhas e reais. Ainda tenho muito a aprender sobre traçar uma trama também.

Como correu a procura por uma editora?
Quando escrevi Pyxis pretendia auto-publicar, por isso não estava mesmo à procura de uma editora. Tenho muita sorte que a StoneHouse Ink esteja sedeada aqui onde moro (Boise, Idaho, EUA). Conheci o proprietário, ele leu o meu manuscrito, e acabei por assinar um contrato com a StoneHouse. Francamente, estou feliz por não estar por minha conta através da auto-publicação. Uma editora independente acabou por ser a solução ideal para mim em termos de ter grande controlo sobre as decisões que afetam o meu livro, recebendo um royalty muito maior do que o padrão tradicional, e tendo a vantagem da experiência e do sucesso por detrás da StoneHouse.

"Pyxis" tem bastante sucesso. Quais os principais ingredientes que tornam este livro tão popular?
Quando o escrevi, não tinha absolutamente nenhuma ideia de como seria recebido. Vou ser honesta: fico sempre feliz e surpresa quando alguém me diz que adorou o livro, e acho que jamais mudaria, mesmo que vendesse um milhão de cópias. Os leitores em geral parecem gostar das personagens, dos mistérios tecidos na história e da natureza única da trama paranormal. Vários críticos gostaram que o romance entre Corinne e Mason não fosse “instantâneo”. Estas duas personagens têm muita história - são amigos desde o jardim-de-infância - e existem alguns percalços ao longo do caminho enquanto tentam descobrir o que querem ser um para o outro.

Quantos livros terá esta série?
Planeei-a como uma trilogia, mas estou a considerar escrever também uma curta prequela para o primeiro livro. O segundo livro, “Alight”, provavelmente não deve sair até julho. No entanto, sairá antes se conseguir que isso aconteça! A revelação de capa de “Alight” será dentro de apenas um par de semanas. Estou muito animada com isso - a revelação envolve uma grande surpresa ;)

Quer deixar uma mensagem para os seus leitores?
Quero sinceramente agradecer a todos os que reservaram o seu tempo para ler Pyxis e, especialmente, agradecer àqueles que escreveram comentários ou recomendaram o livro a amigos. Os “blogueiros” literários, especialmente, proporcionaram de facto o meu arranque como autora. Eles foram os primeiros a ler o livro, a revê-lo e a falar sobre isso. Os seus comentários ajudaram-me a entender e a definir quem sou enquanto escritora. É difícil pôr em palavras o quanto significa para mim. Muitos deles tornaram-se grandes amigos também, e eu adoro isso!

Onde podem as pessoas seguir o seu trabalho?
Facebook (facebook.com / AuthorKCNeal), Twitter (twitter.com / kcnealtweets), e o meu blogue (kcneal.blogspot.com) são ótimos lugares para conversar comigo. Tenho uma newsletter mais ou menos mensal com anúncios, “sneak peeks” e prémios (inscreva-se no meu blogue ou no bit.ly/KCNealNews). Sou particularmente ativa no Twitter; fiz um monte de amigos fabulosos lá. E de vez em quando faço tweet de algumas linhas do próximo livro enquanto o estou a escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário