domingo, 24 de junho de 2012

Livros&Blogues| Books&Blogs





Nome: A Rapariga dos Livros
Administradora: Raquel Gama



ENTREVISTA A RAQUEL

OLÁ! QUANDO NASCEU O TEU BLOGUE?
Criei o meu blogue a 27 de maio de 2010. Acabou de fazer dois anos e eu nem me apercebi devido ao pouco tempo que lhe tenho dedicado nas últimas semanas. Posso dizer que esta pequena entrevista veio na hora certa para me lembrar deste "pequeno grande" pormenor!

QUE RAZÕES TE LEVARAM A CRIÁ-LO?
Uma série de coincidências! Um grande amigo tem um blogue sobre música clássica desde 2006, o Atrium Musiculogicum, onde costuma postar frequentemente tudo o que seja relacionado com o tema. Com ele comecei a ter contacto com este mundo cibernáutico, e comecei a ver que era uma excelente forma de falar do que gostávamos e do que nos tornava diferentes de todos os outros. Sei que fui para casa a pensar em criar um blogue… mas sobre o quê? Bem, a resposta surgiu-me quando cheguei a casa e olhei para a minha estante. Lá estavam os livros que sempre me acompanharam. Ainda por cima não vivia na mesma cidade que a minha melhor amiga, a pessoa com quem eu falo mais de livros, e por isso não conseguia falar tanto de livros como nos anos anteriores. E assim criei A Rapariga dos Livros.

O QUE PODEM OS VISITANTES ENCONTRAR NO BLOGUE?
Principalmente opiniões dos livros que eu li. Ultimamente tenho também começado algumas rubricas, mostrando outras vertentes dos livros, como marcadores ou quadros dedicados à leitura. Quando vejo algum filme que tenha sido adaptação de um livro que tenha lido, escrevo também uma pequena opinião, comparando o argumento do filme com o enredo do livro.

QUE BALANÇO FAZES DESDE QUE CRIASTE ESTE ESPAÇO ATÉ HOJE?
Nunca pensei muito em analisar o que fiz ou o que tenciono fazer no blogue. Vejo o blogue como um espaço em que posso partilhar o meu gosto pelos livros. Vendo as primeiras opiniões e as primeiras semanas do blogue, dá para perceber que amadureci enquanto leitora, e que de certa forma consegui dinamizar um pouco mais o blogue.

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRASTE ENQUANTO BLOGGER?
Muitas vezes a falta de tempo. Há alturas que quero ter mais tempo para ler, mas não o tenho, e consequentemente acabo por não ter opiniões para escrever. Gostava também de manter alguma rubricas regulares, mas com a falta de tempo também não o consigo. Mas é algo que também não me chateia muito. Vou colocando o que posso, e vou tentando aproveitar aquelas pequenas viagens de metro ou de comboio para pôr a leitura em dia, escrevendo as opiniões quando puder.

QUAL A MAIOR ALEGRIA QUE O TEU BLOGUE TE DEU?
Fiquei extremamente feliz quando o blogue O Labirinto dos Livros escolheu o meu blogue como o cantinho do mês de Abril. Significa que o meu blogue é lido e apreciado! Além disso, fui conhecendo pessoas que têm a mesma paixão que eu, e acabei por criar algumas amizades.


INTERVIEW WITH RAQUEL

HELLO! WHEN WAS YOUR BLOG BORN?
I created my blog on May 27, 2010. It just turned two years old, and I didn’t even realize given the short time I have dedicated to it the last few weeks. I can say that this little interview came at the right time to remind me of this "little but big" detail!

WHAT REASONS LED YOU TO CREATE IT?
A series of coincidences! A good friend of mine has a blog about classical music since 2006 (the Atrium Musiculogicum), where he often posts anything related to the topic. With him I began to have contact with this cybernetic world, and began to see that it was a great way to talk about what we liked and that made us different from all others. I know I went home thinking about creating a blog... but about what? Well, the answer came to me when I got home and looked at my bookshelf. There were the books that always accompanied me. Besides, I didn’t live in the same city as my best friend, the person with whom I speak more about books, therefore I couldn’t speak so much of books as in previous years. And this was how I created A Rapariga dos Livros (The Girl of Books).

WHAT CAN VISITORS FIND IN YOUR BLOG?
Mostly reviews of books I've read. Lately I've also started some new areas, showing other aspects of the books, such as markers or panels devoted to reading. When I see a movie that has been adapted from a book I've read, I also write a short opinion, comparing the argument of the film with the plot of the book.

HOW DID THINGS GO SINCE YOU CREATED THIS SPACE UNTIL TODAY?
I never thought a lot about analyzing what I did or what I intend to do in the blog. I see the blog as a space where I can share my love for books. Seeing my first thoughts and first weeks of the blog, I can tell that I matured as a reader, and that somehow managed to boost the blog a little more.

WHAT WERE THE BIGGEST DIFFICULTIES YOU FOUND AS A BLOGGER?
Often the lack of time. There are times I wanted more time to read, but I don’t have it, and therefore I end up not having reviews to write. I would also like to maintain some regular items, but with the lack of time I can’t. But it's not something that bothers me a lot. I post what I can, and I try to enjoy those little travels by subway or train to update my reading, and I write the reviews when I can.

WHAT’S THE GREATEST JOY YOUR BLOG HAS GIVEN YOU?
I was extremely happy when the blog ‘The Labyrinth Books’ chose my blog as the corner of April. It means that my blog is read and appreciated! Also, I got to know people who have the same passion as me, and I ended up creating some friendships.

2 comentários:

  1. Não me tinha lembrado que já tinhas publicado a entrevista!
    Obrigada! Fiquei muito contente pelo convite! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim, publiquei no domingo passado. Obrigado eu pela disponibilidade! Se reparares, na barra lateral direita do blogue há uma imagem de um portátil com uma caneta no teclado e livros no ecrã. Clicando nesse item, vais parar a uma página onde a tua entrevista estará sempre disponível =)

    ResponderEliminar