domingo, 30 de setembro de 2012

Livros&Blogues| Books&Blogs


Nome: Tertúlias à Lareira
Administradora: Margarida Rodrigues



ENTREVISTA A MARGARIDA

OLÁ! QUANDO NASCEU O TEU BLOGUE?
O meu blogue nasceu dia 1 de fevereiro deste ano (2012), pelo que é bastante recente.

QUE RAZÕES TE LEVARAM A CRIÁ-LO?
Já há uns meses, talvez um ano, que seguia diversos blogues deste género, como o refugio dos livros e O Tempo Entre os Meus Livros, por exemplo. Eu gosto imenso de ler, desde pequena, e achei que seria interessante partilhar com quem quisesse as minhas leituras e as minhas opiniões, e daí ter criado o blogue. Como também gosto de escrever, acabei por criar algumas "rubricas" que não são só de literatura, mas porque adoro escrever sobre outros gostos pessoais:)

O QUE PODEM OS VISITANTES ENCONTRAR NO BLOGUE?
Bem, eu tento ter um post diário, o que significa que tenho algumas rubricas semanais. Assim, à segunda-feira dou a "saborear" uma receita, em parceria com uma colega que é grande fã de cozinhados. À terça, tenho o post "Cantinho da Semana" onde dou a conhecer um pouco um blogue e o seu autor. À 4ª tenho a "Opiniões tertulianas" onde os visitantes podem ler a opinião literária de uma das nossas seguidoras. À quinta-feira tenho agora recentemente a rubrica "Caminhos de Portugal" onde dou a conhecer alguns pontos turísticos do nosso país. Á sexta publico sempre um poema, meu ou não, na rubrica "Rimas e Poesia". Ao Sábado dou a conhecer aos nossos visitantes uma personalidade da qual falo um pouco. Ao Domingo tenho a rubrica "À Lareira Com", que os seguidores gostam muito, e que consiste em entrevistas com autores portugueses, que nos falam um pouco sobre o seu gosto pela escrita e sobre os seus livros.
Para além das rubricas os visitantes podem-me encontrar algumas divulgações de novidades a ser publicadas, geralmente aquelas que mais me dizem alguma coisa, eventos, passatempos e, por vezes, um ou outro desabafo meu sobre qualquer assunto quotidiano:)

QUE BALANÇO FAZES DESDE QUE CRIASTE ESTE ESPAÇO ATÉ HOJE?
Tem sido um balanço super positivo, felizmente. O blogue tem crescido de dia para dia, tanto em seguidores e comentários, como da minha parte com novas rubricas e novas ideias. É um espaço que considero muito meu e que me dá um prazer enorme ter, pelo que o balanço não podia ser mais positivo.

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRASTE ENQUANTO BLOGGER?
Sinceramente, não tenho sentido grandes dificuldades. As maiores partem de mim enquanto estudante por ter, por vezes, pouco tempo para atualizar o blogue ou responder aos emails. No resto não sinto grandes dificuldades, por vezes é complicado entrar em contacto com autores para as entrevistas, mas as editoras têm ajudado sempre. Talvez seja esse o ponto mais difícil até agora.

QUAL A MAIOR ALEGRIA QUE O TEU BLOGUE TE DEU?
A maior alegria que o blogue me dá são as amizades que se desenvolvem devido á partilha de um gosto em comum: os livros. É tão bom a troca de comentários e as conversas que se desenrolam, e depois algumas amizades que se formam.



INTERVIEW WITH MARGARIDA

HI! WHEN WAS YOUR BLOG BORN?
My blog was born on February 1st this year (2012), so it is fairly recent.

WHAT REASONS LED YOU TO CREATE IT?
I was following many blogs like this for a few months, maybe a year, such as “Refúgio dos Livros” and “O Tempo Entre Os Meus Livros”. I really enjoy reading, since childhood, and I thought it would be interesting to share - with anyone interested - my readings and my opinions; and so I created the blog. As I also like to write, I ended up creating some "areas" that are not only about literature, but because I love writing about my other personal tastes :)

WHAT CAN VISITORS FIND IN YOUR BLOG?
Well, I try to post every day, which means I have some weekly items. So on Mondays I let you "enjoy" a recipe, in partnership with a colleague who is a big fan of cooking. At Tuesday, I have the post “Cantinho da Semana" where I present a blog and its author. Wednesday I have Opiniões tertulianas", where visitors can read the literary opinion of one of my followers. At Thursday I have now recently added the feature "Caminhos de Portugal", where I present some tourist spots of our country. Friday I always post a poem - mine or not - under the heading "Rimas e Poesia". On Saturdays I make known to my visitors a personality of which I speak a little. On Sunday I'm heading the area "À Lareira Com", which the followers are very fond of. It consists of interviews with Portuguese writers, who tell us a little about their love of writing and their books.
In addition to the items, visitors can find some new releases to be published, generally those that tell me something more, events, giveaways, and sometimes one or another rant about anything of my everyday :)

HOW DID THINGS GO SINCE YOU CREATED THIS SPACE UNTIL TODAY?
It's been a super positive, fortunately. The blog has grown day by day, both in followers and comments, but also with new items created by me and new ideas. It is a space I consider much mine and it gives me great pleasure to have it, so the balance could not be more positive.

WHAT WERE THE BIGGEST DIFFICULTIES YOU FOUND AS A BLOGGER?
I honestly haven’t felt great difficulties. The biggest ones are due to the fact that I’m a student, so sometimes I have little time to update the blog or respond to emails. As for the rest, I don’t feel many difficulties; sometimes it is difficult to contact the authors for interviews, but publishers have always helped. Perhaps this is the most difficult point so far.

WHAT’S THE GREATEST JOY YOUR BLOG HAS GIVEN YOU?
The greatest joy that the blog gives me is the friendships that I develop due to sharing a taste in common: books. It's so good to exchange of comments, and conversations that take place, and then some friendships are formed.

Sem comentários:

Enviar um comentário