domingo, 7 de abril de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs



Nome: O Labirinto dos Livros


ENTREVISTA COM A FILIPA

OLÁ! QUANDO NASCEU O TEU BLOGUE?
O meu blogue nasceu no dia 10 de Julho de 2011.

QUE RAZÕES TE LEVARAM A CRIÁ-LO?
Bem, o Labirinto nasceu como esforço conjunto de dois fãs de leitura. Na verdade, há já algum tempo que eu desejava criar um blogue para publicar as opiniões que publicava noutros cantos da internet, mas a motivação para o fazer era sempre insuficiente. Tinha algum receio de perder rapidamente o interesse no blogue e, por isso, acabei por deixar passar esta ideia ao lado. Contudo, o desafio tornou-se diferente quando parti para esta aventura de ter um blogue com outra pessoa. A paixão pelos livros e a vontade de encontrar por aí outros como eu, foi aquilo que finalmente me levou a embarcar na criação deste blogue.

O QUE PODEM OS VISITANTES ENCONTRAR NO BLOGUE?
Eu poderia dizer sucinta e objetivamente o que os visitantes encontram no Labirinto. Opiniões, desabafos, sugestões, etc. Contudo, acho que esta resposta não me satisfaz completamente. Acho que cada visitante é que pode responder da melhor forma a esta pergunta, visto que cada um encontra no Labirinto uma coisa diferente. Aquilo que eu desejo para as pessoas que visitam o Labirinto é que este espaço represente um ponto de encontro, onde os leitores se podem juntar a trocar opiniões, desabafos ou simplesmente um companheiro silencioso nas palavras que escrevo.

QUE BALANÇO FAZES DESDE QUE CRIASTE ESTE ESPAÇO ATÉ HOJE?
O balanço que faço é positivo sempre. O Labirinto, desde que nasceu, viveu várias fases de aprendizagem. Começou como um conjunto de forças e quando isso já não se revelou ser apropriado, comecei a pensar nele como algo meu, que precisava de ser cultivado. Deu-me a oportunidade de encontrar uma voz própria e deu-me a oportunidade de escrever para mim primeiro e depois para os outros. Nunca esperei que este crescesse até ao ponto onde se encontra hoje, mas, como é óbvio, isso deixa-me orgulhosa de tudo o que fiz até hoje. É uma criação que acarinho muito, que me dá muito trabalho e que me deixa orgulhosa. Mesmo que esta comunidade não tivesse crescido da forma que o fez, o balanço continuaria a ser positivo, visto que foi uma criação que me ajudou a crescer dentro das minhas palavras e dos meus pensamentos. 

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRASTE ENQUANTO BLOGGER?
Quem tem um blogue ativo, certamente passa por dificuldades comuns, que é coordenar o horário do dia-a-dia de modo a que o blogue tenha atenção. Para o público pode parecer que os posts se criam sozinhos, mas a verdade é que, para mim, preparar uma semana de posts é algo que tem de ser pensado e ponderado. As opiniões literárias também não são escritas levianamente. São a minha opinião e por isso levam algo de mim. Acho que este hábito de manter o blogue ativo representa já uma dificuldade em si. Contudo, há as outras coisas que fazem parte desta coisa de ser blogger - aqueles comentários que são feitos para a destruição e não construção; o facto de sermos "julgados" porque não gostamos de x coisa e falamos "mal" dela. A tentativa de me manter como um espaço pessoal, único e original é também uma dificuldade em si, nem que não seja pelo crescimento exponencial deste mundo da blogosfera. No meu caso em particular, creio que também tive alguma dificuldade no período de transição pelo qual o Labirinto passou. Tive que criar novos hábitos de escrita e tive que continuar esta aventura sozinha. Embora ache, hoje em dia, que só foi pelo melhor e ache que o blogue é prova disso mesmo, foi um período em que tive dificuldade em acreditar que podia continuar a ter um blogue.

QUAL A MAIOR ALEGRIA QUE O TEU BLOGUE TE DEU?
Não acho que consiga quantificar a maior alegria que o meu blogue me deu. Todos os dias, quando publico um post, me sinto contente. Quando vejo alguém comentar, quando vejo alguém a apreciar aquilo que faço, o meu esforço e dedicação, ou mesmo quando tenho alguém a falar mal do que escrevo, isso representa uma alegria para mim. Porque significa que o blogue está vivo e que alguém do outro lado está a tomar atenção. Disse anteriormente que escrevo primeiro para mim, e até certo ponto isso é verdade. Mas conforme o blogue cresce, mais tenho de pensar em quem está do outro lado. Em toda e qualquer atividade que o Labirinto tem, tenho de sentir alegria, porque o dia em que isso não aconteça, significa que aquilo que eu estou a escrever e a publicar, já não vale a pena. 

1 comentário:

  1. Olá Rute, olha o Labirinto mudou de url: http://labyrinthbooks.wordpress.com/.
    Esse link já não está activo. Obrigada mais uma vez pela tua entrevista e pelo destaque. :D

    ResponderEliminar