domingo, 5 de maio de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs




Nome: Sombra dos Livros
Administradoras: Alice, Pequeno Ser e Bailarina


ENTREVISTA COM A ALICE

OLÁ! QUANDO NASCEU O BLOGUE SOMBRA DOS LIVROS?
O SombradosLivros nasceu há já quatro anos, dia 9 de Janeiro de 2009.

QUE RAZÕES LEVARAM À SUA CRIAÇÃO?
Sempre fui uma leitora ávida, é quase um vício. Um vício saudável que me foi incutido pela minha tia e alimentado pelos meus pais. Naquela altura, era seguidora de alguns blogues e fazia parte de alguns fóruns de discussão sobre livros. Foi um passo muito natural, mas também uma ideia que levou o seu tempo a amadurecer até tomar forma - afinal, ainda que se trate de um hobbie, não se pode encarar de ânimo leve o facto de gerir um blogue. As pessoas seguem-nos e criam algumas expectativas.  É algo que requer tempo e trabalho. Mesmo assim, avancei e não estou nada arrependida - espero conseguir mantê-lo por outros tantos anos :)

O QUE PODEM OS VISITANTES ENCONTRAR NO BLOGUE?
Bem, além das minhas opiniões sobre os vários livros que vou conseguindo ler (o tempo é pouco e a carteira, às vezes, também se queixa... :) ), por vezes, também consigo fazer um ou outro texto de opinião, sempre relacionado com o mundo dos livros. Não vão encontrar muita publicidade às novidades - não sou adepta do fazer publicidade excepto quando penso que o livro pode ter mesmo muito interesse ou quando, por me interessar pessoalmente, sei que o vou ler – assim, os meus seguidores já sabem que, mais tarde ou mais cedo, uma opinião sobre o mesmo será publicada. Curiosamente, algumas das publicações com maior procura são aquelas que se prendem com o mirandês. Por ser um tema que me é caro, tento sempre manter-me em dia no que respeita às novidades de livros publicados nesta língua e, com o apoio do tradutor, tenho vindo a publicar vários capítulos de “Orgulho e Preconceito”, da Jane Austen, também nessa língua (http://sombradoslivros.blogspot.pt/2012/03/proua-i-percunceito-facilitar-leitura.html). Outra das "rubricas" que também é muito consultada (mas penso que isso acontece em mais blogues) é o Top Ten Tuesday. É uma rubrica engraçada que nos leva a que, todas as terças feiras, publiquemos os nossos Top Ten dentro de alguma temática ligada ao mundo dos livros. Ocasionalmente, também consigo fazer um ou outro passatempo, mas não é disso que vive o blogue.

REPAREI QUE HOUVE UMA ADESÃO A DIVERSOS "DESAFIOS LITERÁRIOS". O QUE VOS LEVOU A ADERIR E QUAL VOS MOTIVA MAIS?
A adesão aos desafios literários é uma coisa nova. Até este ano, nunca me tinha sentido tentada a definir nenhum tipo de metas a nível de leitura. Claro que tinha uma meta no Goodreads, mas não me apoquentava nada se não fosse alcançada. Este ano, até a esse nível, estou a levar as coisas mais a sério. O primeiro desafio a que aderi foi o Dystopian Reading Challenge. Apontei para uma meta baixa e que já atingi :) apenas porque a adesão se prendeu somente com o facto de gostar bastante de distopias. Tendo intenção de ler também outras coisas, não quis arriscar falhar. Seguiu-se o Queen's Challenge ao qual ainda não me dediquei - shame on me! O único desafio a que não aderi apenas pelo gosto pela temática ou pelo desafio em si foi o Keep Calm and read 10 books in english. Tenho que confessar que sou um bocado alérgica ao inglês e que muitas vezes deixo de ler títulos que me despertam a curiosidade apenas porque só estão publicados nessa língua. Este ano decidi deixar-me de coisas e fazer um esforço para melhorar as minhas capacidades no que respeita à leitura em inglês e este desafio veio mesmo a calhar :) Tenho estado a trabalhar nele, vamos lá ver se consigo atingir o objetivo.

QUE BALANÇO FAZEM DESDE A CRIAÇÃO ESTE ESPAÇO ATÉ HOJE?
Houve alturas muito boas e outras menos boas... como em tudo na vida. Houve até uma época em que cheguei a pensar deixar o blogue de lado, mas gosto demasiado dele e daquilo que já me trouxe para tomar essa decisão. No geral, o balanço é muito positivo e não me arrependo nada de ter criado este espaço e do tempo que lhe dedico.

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRASTE ENQUANTO BLOGGER?
Algumas situações foram chatas, como aquela do plágio. Foi uma coisa que me remoeu, dedicar-me a algo para vir depois alguém roubar os frutos do meu trabalho. Mas todos estamos sujeitos a isso e acabamos por nem ver essas situações como verdadeiras dificuldades, ainda que nos desmotivem. Penso que o mais complicado é mesmo a aquisição dos livros que leio. Eles são a matéria prima com que trabalho e nem sempre tenho dinheiro para conseguir deitar-lhes a mão (nisso não sou muito diferente dos demais portugueses). A biblioteca da minha cidade está longe de ser a melhor e, por norma, não recebo livros das editoras (excepto ocasionalmente da Presença a quem agradeço por tudo), o que encarece bastante este trabalho. Por outro lado, sei que o leitor dito normal, quando procura uma opinião, dá preferência à de outros leitores normais (em detrimento de alguns críticos profissionais) e isso sempre dá algum alento.

E QUAL A MAIOR FELICIDADE QUE O TEU BLOGUE TE DEU?
Ora, essa é complicada! Já tive algumas alegrias com o blogue. Acho que as maiores se prendem com as pessoas que conheci por causa dele. Posso destacar a Sofia Teixeira, do BranMorrighan; a Carla Sota, da Ed. Presença (uma editora em que sempre foram impecáveis comigo) e, também através da Presença, tive o prazer imenso de conhecer as escritoras Maite Carranza e Lian Hearn. Penso que são estes os momentos altos que o blogue me proporcionou.

Obrigada, em meu nome e das restantes meninas, por te teres lembrado do Sombra dos Livros.

Beijos e boas leituras
Alice

2 comentários:

  1. Olá Rute
    Só hoje é que tive um tempinho para vir aqui, isto é sempre a correr!!
    Obrigada por te teres lembrado de nós :D
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. De nada. E foram o meu primeiro Blogue do Mês ;-)

    ResponderEliminar