segunda-feira, 15 de julho de 2013

Opinião| Review: “O Dardo de Kushiel”, Jacqueline Carey


Título: O Dardo de Kushiel
Autora: Jacqueline Carey
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 392
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371852


SINOPSE
TERRE D´ANGE é um lugar de beleza sem igual. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa... e que a raça resultante do amor entre anjos e humanos se rege por uma simples regra: ama à tua vontade. Phèdre é uma jovem nascida com uma marca escarlate no olho esquerdo. Vendida para a servidão em criança, é comprada por Delaunay, um fidalgo com uma missão muito especial... Foi, também ele, o primeiro a reconhece-la como a eleita de Kushiel, para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. Phèdre é adestrada nas artes palacianas e de alcova, mas, acima de tudo, na habilidade de observar, recordar e analisar. Espia talentosa e cortesã irresistível, Phèdre tropeça numa trama que ameaça os próprios alicerces da sua pátria. A traição põe-na no caminho; o amor e a honra instigam-na a ir mais longe. Mas a crueldade do destino vai levá-la ao limite do desespero... e para além dele. Amiga odiosa, inimiga amorosa, assassina bem-amada; todas elas podem usar a mesma máscara reluzente neste mundo, e Phèdre apenas terá uma oportunidade de salvar tudo o que lhe é mais querido.

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 21 de junho de 2013 e dou-lhe três estrelas.
Esta é uma história que se passa numa sociedade que me pareceu estranha, onde há várias casas e servos ao seu serviço, que, no fundo, se assemelham a escravos até completarem uma marca nas suas costas que vão tatuando à medida que o seu patrono lhes dá dinheiro. De início, o conceito das casas foi difícil de perceber, mas lá acabei por encarrilar com aquilo.
Phèdre é entregue pela sua mãe a uma dessas casas, até que Delaunay a descobre e a adquire, pois ela é uma anguissette, uma herdeira com o Dardo de Kushiel pintado a vermelho no seu olho.
Não gostei do papel da Phèdre e as coisas sadomasoquistas que foram mencionadas só me fizeram gostar menos dela. A única personagem de que gostei foi Josceline, já no final.
Sinceramente, só gostei das últimas 50/ 60 páginas do livro. Tudo o resto me aborreceu e ainda me questionei se devia continuar. É só tramas, enredos políticos, nomes e mais nomes, linhagens e mais linhagens… irra, que perdi o fio à meada e resumi tudo ao facto de que alguém queria usurpar o trono e fiquei-me por isso.
Quanto a continuar a ler esta série, não vou fazê-lo, pois suspeito que será mais uma soma de conspirações e não é um assunto que me interesse.



Link Goodreads: 

2 comentários:

  1. Eu gostei da parte mais "sexual" do livro, da religião deles, de Kushiel. O resto aborreceu. Ainda li + 2 livros da série, mas depois desisti. Perde essa parte e perde o interesse todo. E o Josceline torna-se uma seca.!

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu já não vou passar deste...

    ResponderEliminar