segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Opinião: “O Homem que Perseguia o Tempo”




Título: O Homem que Perseguia o Tempo
Autora: Diane Setterfield
Edição: 2014
Páginas: 408
Editora: Marcador
ISBN: 9789897540714


SINOPSE
Esta é a história de William Bellman, que começa no momento em que, ainda rapaz, brinca com os amigos no meio rural inglês. William impressiona os companheiros ao matar uma gralha-calva com uma fisga. Os anos vão passando e William continua a impressionar. É um jovem de sucesso, tem jeito para os negócios, chega ao cargo mais elevado de uma fiação local, casa-se e tem quatro filhos inteligentes, e espera que a vida lhe continue a correr de feição. É então que surge uma doença na sua localidade. William perde a mulher e três dos filhos. Em desespero, faz um pacto com um estranho vestido de negro. A sua filha mais velha é poupada, mas William muda-se para Londres, abre uma loja e dedica-se inteiramente ao trabalho, incapaz de reviver.

OPINIÃO
Concluí esta leitura a 21 de agosto de 2014. Sem estar com rodeios, não gostei muito da história, pelo que lhe dou duas estrelas.
A narrativa incide sobre a vida de William Bellman, desde um episódio particular na sua infância até à sua morte. Porque não gostei? Pelo simples facto de que achei a história completamente despida de emoção. A narrativa evolui, um ano sucede ao outro, mas é tudo contado de forma tão mecânica e fria, que me fez perder o interesse. Estive sempre à espera daquele “qualquer coisa” que surge de forma inesperada e tudo muda, mas nunca chegou. O próprio quotidiano da personagem principal era tão mecânico, que quase pedi que, por milagre, algo de interessante acontecesse na vida dele.
Definitivamente, Diane Setterfield não consta da minha galeria de favoritos.


Sem comentários:

Enviar um comentário