quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Capa do Dia

A Capa do Dia é uma sugestão da Dalila Santos, cujo contributo agradeço. 
Se também  quiserem enviar-me uma capa de livro de que gostem ou uma imagem relacionada com livros ou leitura de que gostem, podem fazê-lo através do e-mail rutecanhoto1@gmail.com ;-)


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Opinião: "Na Sombra do Amor"




Título: Na Sombra do Amor (Irmandade da Adaga Negra - Volume VI)
Autora: J. R. Ward 
Tradução: Dina Antunes
Edição: 2012
Páginas: 680
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789724620589


SINOPSE
Em Caldwell, Nova Iorque, a guerra entre vampiros e os seus assassinos torna-se mais sangrenta e perigosa. A única esperança é um grupo secreto de irmãos - vampiros guerreiros, acérrimos defensores da sua raça. E Phury é o mais fiel à Irmandade da Adaga Negra. 
Casto e leal, Phury sacrifica-se pela raça, assumindo a responsabilidade de dar origem a toda uma nova geração de vampiros guerreiros que continuará a proteger a raça e a manter vivos os costumes. No entanto, Phury terá de enfrentar a voz interior que o atormenta e combater o vício que o afasta da batalha cada vez mais sangrenta entre vampiros e os seus inimigos. Mas a sua única salvação é um amor proibido que pode condenar toda a raça. 
O desejo que Cormia sente por Phury vai muito para além da obrigação e do futuro da raça. Dividida entre a responsabilidade e o amor pelo macho que tem de partilhar com as fêmeas escolhidas, Cormia esforça-se por se conhecer a si própria e salvar o seu amado.

OPINIÃO
Concluí a leitura deste livro a 10 de setembro de 2014 e dou-lhe duas estrelas.
Sinceramente, estou farta desta série. Quero saber o final, mas caramba, a JR estica até dizer chega! A minha paciência já esticou demais. Talvez leia o próximo volume lá mais para a frente, mas agora não me apetece pegar nesta série.
Porquê duas estrelas? Acompanhar a história de várias personagens ao mesmo tempo é um fastio. Estou farta! Saltitando de um para outro, a autora negligenciou a história de Phury e Cormia, que não teve o mínimo interesse e não cativou, além de parecer altamente improvável. "Focus, girl!", apetece-me dizer. Além disso, estar sempre a divagar sobre o passado e abusar do diálogo interior é demais - as 600 páginas facilmente se reduziam a 300 com tanta palha.
Não gosto de escrever opiniões negativas, mas, sinceramente, estou mesmo farta...
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Opinião: "A Sedução", Nicole Jordan



Título: A Sedução (Série Notorious - Volume 1)
Autora: Nicole Jordan
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 352
Editor: Livros d'Hoje
ISBN: 9789722035408


SINOPSE
Londres 1810: Lorde Damien Sinclair, o mais reconhecido libertino da alta sociedade londrina, preocupa-se apenas com o seu próprio prazer, até que a sua irmã mais nova, Olivia, num encontro proibido, sofre um acidente e a sua reputação fica arruinada. Damien fará de tudo para destruir o jovem culpado pelo estado de Olivia… E Vanessa Wyndham protegerá o seu insensato irmão a todo o custo, mesmo que isso signifique entrar num pacto ilícito com o perigosamente bonito «Lorde Sin». Quando Vanessa se oferece para o cargo de ama de companhia da irmã incapacitada de Lorde Sin, Damien aceita mas impõe uma condição escandalosa - ele perdoará a «dívida» do seu irmão, se ela concordar tornar-se sua amante.
E assim começa a sedução. Mas, será que assim que o acordo termina, vão conseguir escapar com os corações intactos?

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 6 de setembro de 2014 e dou-lhe três estrelas.
De entre esta coleção da Nicole Jordan, este não é o meu livro favorito; talvez por ter sido o primeiro volume, achei que precisava de um bocadinho de mais trabalho. As cenas românticas foram mais cruas e envolviam menos sentimento. Tratando-se do primeiro livro da série, acho que a autora melhorou nos seguintes, pelo que gostaria de continuar a seguir o seu trabalho.
Não me vou alongar mais, pois as histórias são tão parecidas em termos de enredo, que a minha opinião pouco varia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Opinião: “Na Sombra do Sonho”




Título: Na Sombra do Sonho (Irmandade da Adaga Negra - Volume V)
Autora: J.R. Ward
Tradução: Ana Lourenço
Edição: 2011
Páginas: 662
Editora: Casa das Letras
ISBN: 978972462041

SINOPSE
Impiedoso e brilhante, Vishous, filho de Bloodletter, carrega uma temível maldição consigo, a assustadora habilidade de prever o futuro. Foram inúmeras as tormentas e abusos por que passou enquanto crescia no campo de batalha do seu pai e, como qualquer outro membro da Irmandade, não tem interesse no amor ou em emoções, apenas na luta contra a Sociedade Lessening. Contudo, uma imprevista injúria mortal torna-o responsável por uma cirurgiã, Jane Whitcomb, levando-o a revelar a sua dor mais profunda e a sentir o verdadeiro prazer pela primeira vez - até que o destino, que ele não escolheu, o leva a um futuro avassalador que não a inclui mais.


OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 3 de setembro de 2014 e dou-lhe três estrelas.
Há já algum tempo que não lia nada desta série, mas a Biblioteca Municipal de Alcácer adquiriu dois novos volume e aproveitei para os requisitar.
Aquilo que destaco de positivo de imediato no estilo de JR Ward, é que, mesmo que seja o primeiro livro que lemos da série, a história é de fácil compreensão e não perdemos o fio à meada. Aquilo de que menos gosto, é que trate de tantas personagens ao mesmo tempo; preferia que a narrativa fosse mais centrada e menos dispersa para nos permitir concentrar-nos melhor e relacionarmo-nos mais com as personagens.
Em relação a esta história em particular, embora seja uma romântica incurável, não gostei da opção da autora para a personagem Jane; demasiado forçado e ficcional. Desaprovo.
Acho que o próximo livro vai ser sobre Phury, dado que o prelúdio foi lançado com os últimos eventos neste quinto volume. Vou então começar lê-lo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Capa do Dia

A Capa do Dia é uma sugestão da Dalila Santos, cujo contributo agradeço. 
Se também  quiserem enviar-me uma capa de livro de que gostem ou uma imagem relacionada com livros ou leitura de que gostem, podem fazê-lo através do e-mail rutecanhoto1@gmail.com ;-)


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Lista interminável



Mais uma imagem que encontrei no Facebook e com que concordo. A minha lista é muito grande e tenho imensa pena de não conseguir ler tudo o que gostaria...

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Opinião: “Mais Forte que o Desejo”



 
 
Título: Mais Forte Que o Desejo
Autora:
Cheryl Holt
Tradução:
Maria Ponce de Leão
Edição: 2013
Páginas: 340
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897260797

 
 
 
 
 
SINOPSE
Com a família a atravessar uma grave situação financeira, Olivia Hopkins dispõe-se a conseguir uma proposta de casamento do já maduro conde de Salisbury. Contudo, o plano cai por terra quando ela descobre um livro erótico na biblioteca do conde. O livro incendeia o corpo de Olivia, que não consegue pô-lo de lado, até ser apanhada em flagrante pelo diabolicamente bonito filho do conde, um homem que lhe acelera o coração e lhe preenche o imaginário com pensamentos escaldantes…
Phillip Paxton não consegue acreditar na sua boa sorte. O facto de ter apanhado Olivia com aquele livro picante confere-lhe a maravilhosa oportunidade de humilhar o pai que despreza. Servindo-se do livro como isco, Phillip atrai Olivia para uma ligação eletrizante que resulta em ardentes lições de paixão. Phillip não esperava apaixonar-se pela sua encantadora aluna, mas o que começa como um esquema libertino em breve se transforma num romance genuíno e que Phillip protegerá a qualquer custo…

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 30 de agosto 2014 e dou-lhe três estrelas numa escala de uma a cinco.
De início, pela época abarcada e pela maneira como a história começa, lembrei-me das obras de Nicole Jordan, de que gosto bastante. No entanto, à medida que a narrativa progrediu, comecei a encontrar as diferenças, nomeadamente no que concerne ao enredo:
Cheryl Holt aposta em seguir as vidas de várias personagens em simultâneo, indo muito além da do casal principal. Aqui, até houve dois romances a desenvolverem-se em simultâneo, embora um seja mais vincado do que o outro.
Gostei da história em si, mas as partes de diálogo interior às vezes entediaram-me e passei-as à frente. Do que gostei menos foi das coincidências a mais, como as raparigas que se conheceram no orfanato e Phillip a conhecê-las na rua. Um bocadinho forçado, não? Do que gostei mais, foi do calor atribuído à relação de Olivai e Phillip.
Próxima leitura: vou regressar à Irmandade da Adaga Negra.

 

domingo, 14 de setembro de 2014

Convite Editorial Divergência


A Editorial Divergência, em colaboração com o projecto Imaginauta, vai realizar um duplo lançamento no dia 21 de Setembro no Porto:
Para todos os amantes da ficção especulativa, esta irá ser uma tarde em grande com os lançamentos da antologia “Por Mundos Divergentes” da Editorial Divergência e “Comandante Serralves – Despojos de Guerra” do projecto Imaginauta. Para além disso, haverá o lançamento da segunda edição da antologia “Na Sombra das Palavras”.

O evento ocorrerá na Arena Devir do Porto a partir das 14:30 e irá contar com a presença de alguns membros da equipa da Editorial Divergência, dos autores de ambos os livros e dos ilustradores.

Local: Arena Devir do Porto
Rua de Santa Catarina nº 922
Porto

Data: 21 de Setembro de 2014
Hora: 14:30
Apareçam!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Opinião: "O Olhar do Amor"



Título: O Olhar do Amor (Os Sullivan - Livro 1)
Autora: Bella Andre
Tradução: Maria das Mercês de Sousa
Edição: 2013
Páginas: 192
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896574284


SINOPSE
Enquanto fotógrafo de êxito que passa a vida a viajar, Chase Sullivan está farto de mulheres bonitas e sempre que vai a casa, em São Francisco, um dos seus sete irmãos tenta arranjar-lhe outra. Chase acha que a vida que tem é formidável, até que uma noite conhece Chloe que tem o carro atolado na valeta de uma estrada de Napa Valley. O fotógrafo nunca conheceu uma mulher mais encantadora, tanto por dentro como por fora, mas apercebe-se rapidamente de que Chloe tem mais problemas para além do carro acidentado e em breve vê-se a querer remover montanhas para a amar e proteger. Mas Chloe permiti-lo-á?

OPINIÃO
Concluí esta leitura a 28 de agosto de 2014 e dou-lhe duas estrelas.
Embora se enquadre num género que gosto de ler, “O Olhar do Amor” não está entre os meus favoritos. Achei que não havia muito equilíbrio entre as cenas eróticas e o desenvolvimento da história em si – tudo tem de ter peso e medida certos. As cenas eróticas são muitas e quando é suposto haver algo que faça a história avançar, é contado de forma demasiado rápida. A fórmula “conhecemo-nos há 4 dias, amo-te, vamos casar”, para mim, não resultou. Quanto a seguir a série dos irmãos Sullivan, só se a Biblioteca Municipal adquirir alguns destes livros ou se voltar a sair com algum jornal é que o farei. Fiquei curiosa para saber o que iria acontecer aos outros irmãos, mas não é uma série que faça mesmo questão de seguir.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Capa do Dia





Opinião: “Revelada”, Kristin e PC Cast




Título: Revelada (Série da Casa da Noite N.º 11)
Autoras: P. C. Cast, Kristin Cast
Tradução: Susana Serrão
Edição: 2014
Páginas: 256
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9789897100918


SINOPSE
Aproxima-se o grande final da série Casa da Noite. Após os acontecimentos do último volume, Neferet está mais perigosa do que nunca e a sua sede por vingança irá lançar o caos e a destruição entre os humanos. Zoey e os seus amigos têm que enfrentar, mais uma vez, a violência dos seus inimigos e salvar a Casa da Noite do pior. Conseguirá Zoey travar as ações de Neferet a tempo e evitar uma guerra em grande escala? O equilíbrio entre a Luz e as Trevas está seriamente comprometido e sacrifícios terríveis terão de ser feitos para preservar o mundo dos vampyros.
Neste penúltimo volume da Casa da Noite, a eterna luta entre o Bem e o Mal chegará a um novo patamar e nada voltará a ser o mesmo.


OPINIÃO
Acabei de ler este 11º volume a 26 de agosto e dou-lhe quatro estrelas.
Este é um bom livro para quem sempre se perguntou quem era Neferet, de onde vinha e o que a tinha motivado a servir a Escuridão em vez de Nix. Gostei de saber mais sobre esta personagem e, tal como o final do volume anterior dava a entender, Nefert ainda não está pronta para a derrota.
O que se passou entre Zoey e Aurox já se antevia e acho que ainda vai rolar alguma tinta sobre os dois. Sinceramente, preferia que Aurox se aproximasse de uma outra personagem e ficasse com ela, e que a Zo não andasse sempre na corda bamba amorosa; chega a ser cansativo.
Duas cenas inesperadas foram as de Erin e Dallas. Foi bom ler algo novo, mas achei o que sucedeu a Erin um bocado extremo.
A mudança que a magia antiga operou na Zo também foi bem-vinda, pois é sempre bom que a personagem mude e evolui, apesar de não ter sido para melhor, lol.
Erebus também apareceu mais vezes, o que me faz pensar que voltará no próximo livro. Admito que estou curiosa em relação a ele, Kalona e Nix. Se bem aproveitado, o desfecho deste triângulo pode ser interessante.

Vamos aguardar pelo próximo livro…

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Título do 3º livro

Olá!
Tenho registado os avanços na escrita do terceiro volume da série Perdidos principalmente através da minha página de Facebook. Como o blogue é o meu cantinho privilegiado, aqui venho fazer o mesmo.
De momento, o marco das 300 páginas escritas já foi alcançado, faltando-me cerca de 20 para terminar. Mal posso esperar por acabar a história e dar início ao processo de revisão! O final vai ser uma surpresa... espero, lol!
Entretanto, e para não estar sempre a dizer que é o terceiro livro da série, adianto o título:


 
 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Biblioteca de Brentwood



Há bibliotecas que são lindas. Eis aqui o exemplo da Biblioteca de Brentwood, no Tennessee (E.U.A). Conhecem algumas que também tenham um aspeto peculiar que a faz destacar-se? Partilhem as imagens comigo através do e-mail rutecanhoto1@gmail.com que eu publico-as aqui ;-)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Passatempo Facebook

 
 
 
Com o intuito de assinalar a criação da minha Página de Facebook, estou a promover na mesma um passatempo. O livro a ser sorteado é “Luz Breve”, de Alyson Nöel. Atenção:

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1) Fazer like na página (o passatempo é só para os seguidores);

2) Indicar no espaço dos comentários do post o nome de um ou mais amigos que achem que iam gostar de participar também;
3) Partilhar o link do passatempo na cronologia da sua página de Facebook.

O passatempo é válido para Portugal continental e ilhas, sendo que cada pessoa apenas pode participar uma vez. O passatempo termina a 10 de setembro de 2014 e o vencedor será escolhido aleatoriamente via Random.org e anunciado no dia 11 na página. O vencedor será depois contactado com uma mensagem privada, para que indique a morada para onde o livro deve seguir.
 
Participem e boa sorte!!!
 

Opinião: “Escondida”, Kristin e PC Cast



 Título: Escondida - Série da Casa da Noite N.º 10
Autoras: Kristin Cast, P. C. Cast
Tradução: Susana Serrão
Edição: 2013
Páginas: 272
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9789896375058


SINOPSE
Finalmente, Zoey conseguiu o que queria. A verdade sobre Neferet é revelada e o mal é exposto, mas a vampyra está longe de se dar por derrotada e inicia uma série de ataques devastadores. Ao serem lançadas as sementes da discórdia e caos na Casa da Noite, todos terão que se unir para enfrentar o mal, uma tarefa que se revela mais difícil do que o planeado. E para dificultar as coisas, Zoey receia estar a perder a sanidade pois suspeita que Heath poderá estar de volta… Ela sabe que deve seguir os seus instintos para derrotar o mal, mas se estiver errada, as consequências serão desastrosas para todos. Com a tensão a chegar a um ponto culminante e as amizades a serem testadas, conseguirá o grupo de amigos enfrentar em conjunto o mal que alastra e impedi-lo antes que seja tarde demais?

OPINIÃO
Acabei de ler este 10º volume a 25 de agosto e dou-lhe quatro estrelas.
Há já algum tempo que sigo a história de Zoey e, sinceramente, estou ansiosa por vê-la chegar ao fim.
Neste livro, confirmam-se as suspeitas sobre Aurox/ Heath e os sentimentos de Zoey ficam todos baralhados, deixando antever que o seu discernimento no futuro vai estar toldado e conduzir a situações em que o seu comportamento será imprevisível.
O que sucedeu a Neferet também mostra que o fim se começa a avizinhar, mas a rainha Tsi Sghili ainda não está derrotada. No geral, gostei do que li, pelo que vou continuar com a série. Lamento não ter uma opinião mais elaborada, mas ao fim de ler tantos livros da Casa da Noite, já não há muito a acrescentar.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Rui Alex talento promissor


O escritor português Rui Alex foi nomeado pela European Science Fiction Society como talento promissor, pelo que lhe dou os parabéns! 
Aqui está o link para verem a lista completa http://esfs.info/2014/08/24/415/
Para quem quiser saber mais sobre este autor, aqui está o link para o seu blogue: http://www.jackolta.blogspot.pt/ 


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Opinião: “O Homem que Perseguia o Tempo”




Título: O Homem que Perseguia o Tempo
Autora: Diane Setterfield
Edição: 2014
Páginas: 408
Editora: Marcador
ISBN: 9789897540714


SINOPSE
Esta é a história de William Bellman, que começa no momento em que, ainda rapaz, brinca com os amigos no meio rural inglês. William impressiona os companheiros ao matar uma gralha-calva com uma fisga. Os anos vão passando e William continua a impressionar. É um jovem de sucesso, tem jeito para os negócios, chega ao cargo mais elevado de uma fiação local, casa-se e tem quatro filhos inteligentes, e espera que a vida lhe continue a correr de feição. É então que surge uma doença na sua localidade. William perde a mulher e três dos filhos. Em desespero, faz um pacto com um estranho vestido de negro. A sua filha mais velha é poupada, mas William muda-se para Londres, abre uma loja e dedica-se inteiramente ao trabalho, incapaz de reviver.

OPINIÃO
Concluí esta leitura a 21 de agosto de 2014. Sem estar com rodeios, não gostei muito da história, pelo que lhe dou duas estrelas.
A narrativa incide sobre a vida de William Bellman, desde um episódio particular na sua infância até à sua morte. Porque não gostei? Pelo simples facto de que achei a história completamente despida de emoção. A narrativa evolui, um ano sucede ao outro, mas é tudo contado de forma tão mecânica e fria, que me fez perder o interesse. Estive sempre à espera daquele “qualquer coisa” que surge de forma inesperada e tudo muda, mas nunca chegou. O próprio quotidiano da personagem principal era tão mecânico, que quase pedi que, por milagre, algo de interessante acontecesse na vida dele.
Definitivamente, Diane Setterfield não consta da minha galeria de favoritos.