quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Opinião: "A Cidade dos Ossos"



Título: A Cidade dos Ossos - Caçadores de Sombras 1
Edição/reimpressão:2013
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896570231


SINOPSE
No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…

» Excerto aqui.

OPINIÃO
Finalmente li este livro, lol! Acabei de lê-lo no dia 13 de fevereiro de 2016 e dou-lhe quatro estrelas.
Sendo fã deste género literário, este livro despertou-me a atenção no ano em que saiu, mas não o li então. Entretanto vi o filme e achei-o engraçado, pelo que fiz download do ebook em inglês no final de 2014 e comecei a lê-lo. No entanto, não estava a conseguir concentrar-me na história, por isso arrumei-o a um canto e fui adquirindo as traduções. Eis que, um ano e pouco depois, li-o por fim.

Tendo em conta que já tinha visto o filme, sabia mais ou menos o que esperar da narrativa, se bem que... yep, filme muito diferente do livro, mas não vou enveredar por aí.
Gostei da história, da maneira como está construída e das personagens. Se tenho uma preferida? Hum, talvez o Jace, se bem que, às vezes, é um bocadinho irritante. Acho que pode ser bem explorado e espero novidades da parte dele. Ah, mas também da parte da Clary, que achei demasiado passiva aqui. Gostava que ela surpreendesse.
Os diálogos, por vezes, são estranhos, na medida em que a autora usa palavras demasiado "caras" para miúdos de 16 a 17 anos. Até ela própria o reconhece, quando refere que Luke abana a cabeça ao facto de Clary ter dito "perímetro" e se ri das suas palavras "caras".
Do que gostei menos foi do tamanho da letra. Deixou-me com os olhos em bico!
De qualquer modo, "felicidade é poder terminar um volume e ter logo o segundo para começar a lê-lo", por isso vamos lá ao segundo =)

1 comentário:

  1. Gostei banstante do 1º livro. Adoro o Jace, não o acho nada irritante, faz-me rir a forma como ele diz as coisas. Gosto do sarcasmo dele. Também ei de ler o 2º mas não agora.

    ResponderEliminar