quinta-feira, 24 de março de 2016

Opinião: "A Cidade do Fogo Celestial"


Título: A Cidade do Fogo Celestial - Caçadores de Sombras 6
Autora: Cassandra Clare
Edição/reimpressão:2014
Páginas: 576
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575687


SINOPSE
Sebastian Morgenstern está ao ataque e volta Caçador de Sombras contra Caçador de Sombras. Com a ajuda da Taça Infernal, transforma Nefelins em criaturas saídas de um pesadelo, separando famílias e amantes enquanto engrossa as fileiras dos seus Ensombrados.
Acossados, os Caçadores de Sombras refugiam-se em Idris… mas nem os poderes demoníacos de Alicante conseguem manter Sebastian à distância. E com os Nefelins encurralados em Idris, quem protegerá o mundo contra os demónios?
Quando é desmascarada uma das maiores traições de toda a história dos Caçadores de Sombras, Clary, Jace, Isabelle, Simon e Alec são obrigados a fugir - ainda que a sua viagem os leve até ao coração dos reinos demoníacos, onde nunca nenhum Caçador de Sombras fora e de onde nenhum ser humano alguma vez regressara.
Haverá amor sacrificado e vidas perdidas na terrível batalha pelo futuro do mundo neste empolgante final da clássica série de fantasia urbana Caçadores de Sombras.



OPINIÃO
E pronto, sexto e último volume da série dos Caçadores de Sombras acabado de ler a 24 de março de 2016 e com cinco estrelas de classificação.
Demorei mais a lê-lo, é verdade, mas tive menos tempo livre e, confesso, estava a custar-me despedir-me das personagens. Na verdade, este final não me soou bem a final, pelo menos para algumas figuras, como Tessa, Zacariah, Emma e Jules. 
Curiosa como sou, estive a pesquisar as informações referentes às origens (Anjo, príncipe e princesa mecânicos) e fiquei com a ideia de que abordam o passado de Tessa. Não tenho muita vontade de me debruçar sobre o passado, pelo que talvez vá saltar essa leitura. Pesquisei mais e verifiquei que a continuação existe: a série "the dark artifices". Pelo que percebi, ainda não está traduzida para português, mas gostei tanto dos Caçadores de Sombras, que vou esperar. Entretanto, farei um "intervalo" para voltar ao After, de Anna Todd.
Ok, primeiras coisas primeiro. Chegada ao final de uma saga quase sempre classificada com cinco estrelas, não há muito mais a dizer. Está entre as minhas favoritas. Vou aproveitar e, para variar, apontar algo que antes já tinha notado, mas que neste livro é flagrante: gralhas na tradução a nível dos nomes. Por amor de Deus, parece que não prestaram atenção a quem dizia o quê. Errar é normal, errar é humano, mas quando se torna uma constante, algo está mal. A título de exemplo, página 539 neste sexto volume: "Uma funda ruga de confusão apareceu entre os olhos de Simon". Qual Simon? Está-se a falar com Julian. A mesma confusão dezenas de vezes irritou-me. Espero não ver isto nos dark artifices.
Por último, se recomendo a série dos Caçadores de Sombras? Claro que sim!
Boas leituras ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário